Avaliação Social E projetos

  A SILCON Estudos Econômicos reúne uma equipe com forte conhecimento e experiência na montagem e avaliação de projetos, tanto sob a ótica do investidor privado como sob a ótica social, onde diversos fatores devem ser igualmente analisados : os seus impactos ambientais, geração direta e indireta de emprego, de renda e impostos, etc. Em 2020, a SILCON criou o Grupo ACB para desenvolver serviços de projetos, com quatro atividades principais: (1) elaboração da análise econômica e privada de projetos de qualquer porte e ramo de atividade, (2) treinamento in company para equipes de técnicos e analistas, com programas adequados aos interesses do contratante, em três níveis : básico; intermediário e avançado, (3) palestras e seminários, (4) perícias e análise ex-post do desempenho e adequação de premissas e previsões de projetos realizados e a sua comparação com a proposta da viabilidade ex-ante. O Grupo ACB, através da SILCON, participa regulamente de licitações nacionais e internacionais. Para detalhes sobre atividades e detalhes do Grupo ACB clique aqui.

 

   Qualquer projeto pode ser avaliado sob diferentes óticas, e a rentabilidade varia conforme a visão do interessado. Para o investidor, um projeto gera retornos que diferem em geral dos retornos internalizados pelo banco que financia o projeto, que por sua vez difere da avaliação do órgão da receita que vai arrecadar impostos etc. Uma das óticas de análise de projetos considera os benefícios e custos assumidos pela economia com um todo, onde os efeitos indiretos de externalidades e impactos ambientais assumem importância crescente.

 

  A decomposição da análise de projetos em óticas distintas é fundamental para atender a exigências de bancos e agências de financiamento, oficiais e privados. Em muitas regiões a quantificação da viabilidade nas diferentes formas tornou-se uma exigência para o licenciamento para funcionamento do projeto.

A SILCON tem forte capacitação nesta área, inclusive com autoria de textos e manuais de uso corrente em agências de fomento e organizações oficiais. Os livros Projetos sociais : avaliação e prática (São Paulo, Ed. Atlas, 5a edição, 2014) e Avaliação econômica de projetos : fundamentos e aplicações, (Curitiba, Editora CRV, 2020) são referências na montagem e avaliação de projetos. 

 

Para informações sobre o GRUPO ACB – Análise Custo-benefício clique aqui.
 
Para acessar os Relatórios da silcon sobre o tema, clique aqui