Sistemas de índices de confiança e 

indicadores antecedentes compostos

 

 

  A SILCON foi a pioneira na montagem de sistemas de indicadores antecedentes em base comercial e a sua aplicação se transformou num instrumental de diferenciação e de sucesso para as empresas. O sistema SIA® – Sistema de Indicadores Antecedentes é suportado por um banco de dados com mais de oito mil variáveis, muitas resultantes de levantamentos da própria Consultoria e de acesso exclusivo, o que permite o desenvolvimento de sistemas para uma ampla variedade de situações e com uso exclusivo de clientes.

 

 O princípio do sistema de indicadores antecedentes é simples, intuitivo, e com fundamentação teórica.                                                                                                 

 

 Algumas variáveis, devidamente escolhidas, têm a propriedade de resumir informações capazes de sinalizar com antecedência de vários meses o início de uma recessão ou de uma recuperação econômica, tanto para a atividade agregada como para a de setores específicos. Num setor ou ambiente marcado por situações cíclicas, a agregação de variáveis com a característica de antecedência num indicador antecedente composto – IAC  é talhada para a previsão conjuntural de variáveis importantes para as empresas, como faturamento e  volume de vendas. econômica. É mais confiável para a previsão cíclica de curto prazo do que qualquer outro método. Com este instrumental, as empresas podem coordenar os esforços de produção e de comercialização, gerenciar vendas, administrar estoques, definir estratégias de promoções e de marketing, estabelecer políticas de preços, definir o “timing” para negociação com fornecedores, sindicatos etc. Outra vantagem do sistema é integrar as áreas de marketing, finanças e planejamento estratégico, com o acompanhamento e a previsão do comportamento do mercado.  O sistema pode ser desenvolvido para atividades de uso restrito da empresa contratante. O sistema SIA® está registrado no INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial, Certificado RS 03114-2, expedido em 20 de outubro de 2009, primeira versão.

 

No mesmo tema, a SILCON desenvolve sistema de índices de confiança com base em sondagens e entrevistas. O Brasil dispõe hoje de um grande volume de informações, coletadas por diversas instituições públicas (IBGE, Banco Central, Ministérios etc.) e privadas (Federações de Indústrias e de Comércio, CNI, CNC, CNA, Associações representativas, etc.). 

 

Estas estatísticas são indispensáveis para diagnósticos gerais, montagem de planejamento estratégico etc. Porém, existem disparidades marcantes não visíveis nas estatísticas mais agregadas. As empresas e instituições menores necessitam de informações mais especificas, quer seja o nicho do produto desejado, a microrregião, classe de renda do consumidor, tamanho da empresa, etc.  Existem duas lacunas : (1) a cobertura e detalhe da informação desejada, e (2) a rapidez no acesso à informação.  Diagnósticos e planos de ação de empresas, administrações públicas e instituições civis representativas de dependem de informações relevantes, especificas e atualizadas. Empresas e organizações precisam de informações rápidas sobre a conjuntura, e não podem aguardar as estatísticas oficiais, que em geral retratam o ocorrido em aspectos gerais, nem sempre com o detalhe de interesse das instituições locais.

Este serviço da SILCON para empresas é exclusivo, e cobre uma lacuna fundamental nos setores de atividades e regiões, com informações insuficientes, não atendidas pelos órgãos tradicionais de levantamento de dados.

 

  • Acesse gratuitamente os relatórios sobre o tema no link de publicações ou ACESSE AQUI

 

  • Acesse Boletim trimestral "o que dizem os indicadores antecedentes" - CLIQUE AQUI!

 

  • acesse indicadores antecedentes setoriais - cartaseg - clique aqui!