Este é um produto pioneiro, cuja formulação e emprego no Brasil data de 1976, e que, a partir de 1980, se transformou num instrumental de diferenciação e de sucesso para as empresas. O sistema é suportado por um banco de dados com mais de 3.200 variáveis, muitas de acesso exclusivo da Consultoria, o que permite o desenvolvimento de sistemas para uma ampla variedade de situações. O princípio do sistema é simples e intuitivo, embora com sólida fundamentação teórica.

Algumas variáveis têm a propriedade de resumir informações capazes de sinalizar com antecedência de vários meses o início de uma recessão ou de uma recuperação econômica, tanto para a atividade agregada como para a de setores específicos. Por exemplo, um aumento na insolvência de empresas e de consumidores significa que o ritmo de atividade deve sofrer uma queda nos meses futuros. Novas encomendas de máquinas, pedidos de licenças para novas construções, aumento do salário real e do nível de emprego, e medidas favoráveis de política econômica são outras variáveis capazes de prever ou de gerar uma mudança na fase cíclica.

A agregação de variáveis com a característica de antecedência num índice composto - denominado indicador antecedente - pode exercer um papel importante na previsão econômica. É um sistema mais confiável para a previsão cíclica de curto prazo do que qualquer outro método. De posse deste instrumental, as empresas podem otimizar os esforços de produção e de comercialização, gerenciar as vendas, administrar estoques, definir estratégias de promoções e de marketing, estabelecer políticas de preços, definir o "timing" para negociação com fornecedores, sindicatos etc. Outra vantagem do sistema é integrar as áreas de marketing, finanças, planejamento estratégico, e o acompanhamento e a previsão do comportamento do mercado. O sistema de indicadores antecedentes presta-se, com excelência insuperável, para o acompanhamento e previsão dos movimentos de curto prazo de variáveis representativas de vendas, produção, e outros fenômenos reais, atendendo portanto, ao objetivo tático de empresas e organizações. O sistema pode ser desenvolvido para atividades específicas e de uso restrito da empresa contratante.

O que dizem os indicadores antecedentes

Estatísticas dos indicadores antecedentes