Análise de desempenho de empresas
A globalização e o ambiente mais competitivo exigem maior atenção com a produtividade e desempenho das empresas, pressionadas a melhorar o desempenho e fazer melhor uso dos seus recursos. Sistemas e programas desenvolvidos pela Consultoria permitem determinar a eficiência da empresa, tanto na comparação com os competidores – e assim identificar os seus pontos fracos e áreas de melhoria – como na avaliação do desempenho relativo de departamentos e unidades operacionais, funcionários, unidades e mercados regionais; etc.
O desempenho de uma empresa, medido, por exemplo, pelo faturamento, margem de lucro, etc., depende de dois grupos de fatores: (a) fatores sob o seu controle, como a contratação de técnicos especializados; gastos em propaganda; a demanda por crédito; os descontos em preços, etc., e (b) fatores fora do seu controle, subdivididos em fatores macroeconômicos, políticos e sociais; e fatores relativos a estrutura de mercado; regulação, etc. A respeito do grupo não controlável (b) as soluções são variadas, em geral associadas à melhor prática de planejamento estratégico. A empresa pode atuar sobre os fatores e recursos a sua disposição. A questão é identificar os pontos fracos e fortes internos que determinam o desempenho absoluto da empresa.
O sistema utiliza pesquisa operacional para isolar os pontos frágeis (ou seja, os menos eficientes) e os fortes da organização na utilização de recursos comuns, disponíveis a todas as unidades. As unidades (que podem ser departamentos, funcionários, ou unidades regionais) que fazem melhor uso dos recursos são identificadas e adotadas como padrão de desempenho, para transferir às demais a experiência, receber bônus etc. Mesmo para as unidades identificadas como ineficientes, o sistema mostra como e onde atuar, para utilizar os recursos mais eficientemente e reduzir custos. No caso de uma Indústria, ou seja, o conjunto de empresas independentes produzindo um produto ou serviço (mais ou menos) homogêneo, o sistema permite avaliar o desempenho relativo de cada empresa, identificar os pontos fortes e fracos, apontar as áreas ineficientes, como melhorar o desempenho e premiar a eficiência.