Montagem de cenários para planejamento estratégico com simuladores

 

     A montagem de cenários é uma atividade multidisciplinar. Aspectos políticos, econômicos, sociais e externos devem ser examinados. No tocante ao aspecto econômico, a simulação dos cenários alternativos exige um conhecimento adequado das variáveis e fatores condicionantes, e o uso, mesmo intuitivo, de um arcabouço teórico para a simulação dos vários tipos de política econômica. Com este objetivo, a Consultoria oferece dois sistemas de simulação, ambos de fácil utilização e de uso interativo com o usuário. Os simuladores são específicos e exclusivos da empresa contratante.

     O primeiro sistema é voltado para a montagem de cenários macroeconômicos, baseado num modelo econométrico de médio porte, com 49 equações. As estimativas baseadas em modelos macroeconométricos permitem a consistência entre variáveis e assim produzem os chamados cenários estruturados. A estrutura do simulador é baseada no modelo macroeconômico da economia brasileira, publicado originalmente em 1984 e desde então expandido e revisado continuamente. O sistema tem sido utilizado por inúmeras empresas para a montagem do seu planejamento estratégico de médio e longo prazo.  

     O segundo sistema é voltado para a montagem de cenários setoriais inte-grados aos cenários macroeconômicos. Os simuladores setoriais permitem refazer os cenários setoriais em resposta a uma mudança não esperada no ambiente. Como ponto de partida, os resultados macroeconômicos são inseridos nos modelos setoriais, para avaliação de cenários do mercado de empresas. A Consultoria é uma das pioneiras na ponte entre os cenários macroeconômicos e o comportamento de setores específicos. O sistema SEM-SE® está registrado no INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial, Certificado RS 04228-1, expedido em 20 de janeiro de 2010.